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  • Míriam Rosa

Entenda tudo sobre Linhas Editoriais

Uma linha editorial é um guia para o seu conteúdo. Seja ele para redes sociais ou mesmo para o seu site, é importante manter a consistência nos assuntos abordados, de forma a não frustrar ou causar estranheza no público.

O primeiro passo é definir o seu público. Qual a idade, interesses, localização? Como ele gosta de ser abordado? O próximo passo é pensar nos assuntos da marca x o que o público quer saber.


Reflita sobre como a sua marca pode ajudar a persona a sair da ignorância em algum assunto relevante para ela. E lembre-se que as redes sociais são espaço de troca e conexão. O público quer criar um relacionamento com as marcas que ama e, assim, passa a ser não apenas cliente, mas defensor e alguém que indica os serviços oferecidos.


O que a marca oferece x Interesse do público


  • Primeiro liste os seus produtos e serviços.

  • Pense e pesquise quais assuntos fazem parte do universo da marca e do que você oferece.

  • Busque descobrir as dúvidas e assuntos em que sua marca pode se posicionar como autoridade e levar informação de qualidade.

Por exemplo, se a sua marca é uma clínica de estética e você oferece serviços de limpeza de pele e emagrecimento, temos um universo onde você pode explicar cada um dos tratamentos, seus efeitos, necessidades e aplicações, compartilhar resultados e assuntos complementares, como alimentação balanceada, exercícios, uso de filtro solar e etc.


É importante que as legendas dos conteúdos sempre respondam:


  • O que?

(Ou seja, o assunto. Isso também precisa ficar explicito na imagem do post.)


  • Quem?

(Para quem você está falando?)


  • Como?

(Quais serão os assuntos abordados e de que forma? Qual a profundidade deste conteúdo - superficial, técnico, mais profundo?)


  • Por que?

(Por qual motivo a sua marca acredita ser importante falar sobre o assunto abordado?)


Faça a análise de performance

Por mais que você estude as redes sociais e o seu público, você só terá a certeza daquilo que realmente funciona fazendo a análise de performance das postagens.

Atualmente, existem várias ferramentas disponíveis na internet que fazem essa avaliação: os próprios relatórios do Facebook e do Instagram, o Google Trends, Planejador de Palavras-Chave do AdWords, Google Analytics, entre outras. Algumas são mais específicas para campanhas pagas, mas todas vão contribuir para você saber se está indo pelo caminho certo ou não.


É a partir desta análise que você vai poder definir quais linhas editoriais merecem mais espaço no seu calendário, quais precisam ser melhoradas, quais os pontos de maior interesse do seu público e muito mais.

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